segunda-feira, 5 de junho de 2017

4 anos e pouco e nada de cidadania!

Quem lê o título pode pensar que está vindo algum post bombástico ou sei lá hehehe.

Que nada.

Como viajamos muito para fora do Canada desde que chegamos, tivemos que esperar um pouco a mais para aplicar para a cidadania. Porém, ano passado as regras mudaram.

Antes o residente precisava ficar 3 anos completos dentro do Canada em um período de 5 anos para poder iniciar o processo de cidadania. Agora são 4 anos em 6. (regra dos 3/5 pode voltar a valer se a lei C-6 for aprovada).

E sabem quando a lei dos 4/6 entrou em vigor? 2 semanas antes da termos todos os requerimentos com a lei antiga!!!!!! 😐

Porém, contudo, todavia, o tempo de espera (desde a entrada do processo de cidadania até o final do mesmo) para as pessoas que estão aplicando pela regra nova caiu, e caiu muito. QUE MARAVILHA (sqn talvez) 😆

Como continuamos a viajar, precisamos esperar mais ainda. Apenas em setembro é que poderemos aplicar com certeza absoluta de acordo com a regra atual. A partir daí provavelmente nosso processo terminará por março/abril de 2018.

Mas tem um porém porque a lei c-6 está em votação ainda. Se ela for aprovada e começar a valer (os 3 anos em 5) desde o primeiro dia após receber o royal assessment, vai ter um sobrecarregamento de aplicações (das pessoas que perderam a chance de aplicar na lei antiga como nós + pessoas que se enquadrarão na lei nova) e a espera para virar cidadão vai poder subir de 6 meses para quase 2 anos de novo!!!!

Triste realidade haha. Mas não me arrependo não de ter aproveitado a vida. Sendo residente permanente a vida é super tranquila e com todos os direitos para ir e vir, mas que eu to torcendo para essa lei nova demorar até o fim do ano para ser aprovada, estou mesmo hehehe.

Ps: desde que a lei c-6 foi aprovada pelo Senado eu vi vários posts de empresas de consultoria em imigração e cidadania dizendo que agora só precisa esperar 3 anos em 5 para virar cidadão. NÃO É VERDADE. A lei ainda não teve a aprovação final.

Um abraço a todos e não desistam dos seus sonhos nunca!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário