quarta-feira, 4 de maio de 2016

3 anos sem notícias!!!!!!!

3 anos sem entrar no blog.
3 anos estudando.
3 anos trabalhando duro.
3 anos morando na província do Quebec.
1 ano com sensação de arrependimento
1 ano com sensação mista de arrependimento e alívio
1 ano sem nenhum arrependimento.

-Por que 3 anos sem entrar no blog?
  - Descobrimos que existem muitas pessoas da terra natal, que moram aqui e lá, que querem dar pitaco na sua vida. Eu não dou pitaco na sua e você não dá na minha hehe.
 - Torçemos para o sucesso de todos, para 100% de vocês mesmo para aqueles que não gostam de nós. Por isso nos desconectamos e por isso apenas nossos amigos e família recebiam notícias nesse processo de "recomeçar do zero".
  - Fizemos muitas amizades aqui com brasileiros os quais nos identificamos e também possuímos amigos canadenses.

-3 anos estudando?
  - Sim. se você não for de alguma área que não precisa estudar muito para voltar ao mercado de trabalho então se prepare pra validar diploma, tirar certificados e depois de tudo isso continuar estudando para ter algum diferencial.

-3 anos trabalhando?
  - Sim. Quase 3 anos na verdade. Mas se prepare para trabalhar em mercado ou qualquer outra coisa até aparecer algo na sua área. O dinheiro voa.

3 anos morando na Província do Quebec?
  - Sim, apesar de Ontario ser próximo, preferimos ficar na província que nos acolheu tão bem e a qual foi a responsável pelo nosso visto de residência.
  - Não gosto de julgar os outros, mas também não concordo com aqueles que fazem todo o processo pelo Quebec e logo na chegada se mandam para alguma província inglesa dizendo que o Quebéc é uma porcaria. A maioria que conheço que fizeram isto já estão de volta ao Brasil. Ou você faz de tudo pra se adaptar ou não vai dar certo em lugar nenhum.
            (Ps: não sou contra mudar de província, mas acho que pelo menos uma chance para a província que te acolheu você deve dar. Se depois de um tempo você realmente perceber que ali não é o melhor lugar, pelo menos fez de tudo para que desse certo).

1 ano com sensação de arrependimento, 1 ano com sensação mista de arrependimento e alívio, 1 ano sem nenhum arrependimento?
  - Sim. Nada de arrependimentos neste exato momento. Estamos super felizes, o Canadá é um país que está sendo muito correto conosco e nós com eles (ao sair do Brasil, deixe lá os "jeitinhos").
  - Talvez eu faria alguma coisa ou outra diferente mas isso é algo que ninguém pode prever.


RESUMO DA OBRA:

-1° Ano: 
  - Muito difícil. Você mistura medo com turismo, saudades da família, incertezas porém celebra e respira aliviado a cada pequena conquista.
  - A sensação de segurança ainda não existe. Você ainda anda nas ruas achando que alguém vai te assaltar.

-2° Ano:
  -  Menos difícil. As línguas francesa e inglesa estão bem mais fáceis. A saudade da família continua forte.
  - Seu histórico de crédito é melhor.
  - As viagens de turismo diminuem e a vida volta a correr nos trilhos.
  - Ambos trabalhando na área de formação com profissões não prioritárias.
  - A sensação de segurança é forte. Você sempre agradece por estar em um local onde o stress causado por isso vai embora.

-3° Ano:

 - Casa comprada. Na nossa rua quase todas as casas têm crianças, todas elas brincam na rua e isso me lembra a minha infância (coisa que nos dias atuais é difícil de ver no Brasil onde eu morava).
 - Sensação de segurança some pois vira algo normal, você nem pensa nisso, não pensa mais em ser assaltado nem nada. Se acontecer, o que não é impossivel, provavelmente vou ficar surpreso e assustado por algum tempo.
 - E a saudade da família continua enorme.


Então é isso pessoal.

Desejo boa sorte para todo mundo no processo e a únicas dicas que tenho são:
ESTUDEM E SE ADAPTEM.

Ou você faz acontecer por esforço próprio ou não dá certo em lugar nenhum.

Um abraço a todos e até a próxima (em menos de 3 anos).

Ass: Marido

4 comentários:

  1. Legal o post! Bem sincero! Obrigado! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceridade é tudo na vida haha.

      Mas não quero tirar a coragem de ninguém não. Apenas um toque de realidade vai fazer que as coisas aconteçam mais rápido para aqueles que aqui chegam.

      Quando eu comecei meu processo em 2009 eu era deslumbrado. O processo federal demorou e comecei a fazer pesquisas bem mais profundas e percebi que deveria guardar mais grana ainda pros nossos estudos. Eu queria que tudo desse certo. :-)

      Excluir
  2. Parabéns pelo post! Ajudará muito a todos que estão começando nessa aventura que é imigrar! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Milenna.

      Se nosso caso aqui por acaso servir de inspiração para alguém para nunca desistir e que as coisas irão dar certo, então ficamos felizes.

      Excluir